Com relação a entupimentos, vale a máxima: "É melhor prevenir do que remediar". E, em resumo, É só lembrar: "Lugar de lixo é no LIXO, se possível, reciclável".
Em caso de entupimento
- Só jogue ÁGUA FERVENDO em um encanamento se tiver certeza que é de metal.
- A BOMBA MANUAL para desentupir só tem efeito em caso de entupimento leve, quando a água está descendo devagar.
- Nunca jogue SODA CÁUSTICA diretamente na tubulação. Seu uso é controverso, mas se optar por usar este produto, dilua-o em água, com todo o cuidado, pois é extremamente tóxico e sua reação química pode atingir altas temperaturas. Observe ainda que a soda terá mais efeito em entupimentos por matéria orgânica, pois quando o problema é gordura, pode até aumentar a obstrução e dificultar ainda mais o desentupimento.
- Não use ARAME para fazer a água descer, pois isto pode furar joelhos causando um problema ainda maior.
- Em caso de entupimento mais sério, chame um profissional.
Na area de servico
- Use sempre RALO ou grade de proteção no tanque e, sempre que possível, mantenha-o fechado.
- Cuidado com pequenas peças de roupa, como MEIA ou lenço, que podem cair ralo abaixo.
Na cozinha
- Use sempre RALO na pia.
- Evite ao máximo deixar que ÓLEO e resíduos de gordura desçam pelo ralo. Além de grave problema ambiental, a gordura acumulada ajuda a causar entupimentos. Reserve o óleo em garrafas "pet" e entregue-as a centros de coleta (alguns supermercados têm), que depois pode ser usado para fazer biodiesel, sabão, e outros produtos.
- Não jogue água fervendo na pia da cozinha sem se certificar que seu encanamento é de metal! É verdade que a água quente ajuda a "limpar" a gordura dos encanamentos, mas as tubulações normais de PVC não suportam altas temperaturas e podem não resistir e trincar.
- Cuidado para não deixar resto de COMIDA e borra de CAFÉ descer pela pia. A grande dica aqui é usar um guardanapo ou toalha de papel para fazer a limpeza "grossa" de cada prato.
No banheiro
- Tome especial cuidado para não deixar FIO DENTAL cair na rede de esgoto; feito de material resistente, seu acúmulo acaba formando uma rede que prende outros materiais, obstruindo as tubulações.
- Retire sempre os FIOS DE CABELO dos ralos do chuveiro e da pia, evitando que caiam no esgoto. Da mesma forma que o fio dental, o cabelo é resistente, se enrosca e obstrui encanamentos.
- Procure orientar todas as pessoas do seu convívio que não se deve jogar nenhum lixo na rede de esgoto. Por incrível que pareça, é comum ser lançado no ralo ou no vaso sanitário produtos como absorventes, chicletes, pontas de cigarro, cotonetes, camisinhas e até fraldas descartáveis.
No planeta
- Cuidando melhor da sua rede de esgotos para evitar entupimentos você também estará ajudando a cuidar do nosso meio ambiente. Lembre-se que, especialmente em locais onde não há tratamento de esgoto, o descarte inadequado de produtos pelo ralo podem encher fossas sépticas ou, pior, acabar sendo lançados nos rios, córregos e no mar, causando mau cheiro e até morte de animais e plantas.
No quintal
- LIMPE sempre as CALHAS retirando qualquer material que impeça o escoamento da água, em especial folhas e galhos de árvores.
- Não jogue a sujeira varrida da casa pelo ralo, pois ela tende a se acumular na parte de baixo dos encanamentos. Até mesmo POEIRA deve ser recolhida com uma pá e jogada no lixo.
- Nunca colete ÁGUA DE CHUVA no sistema de esgoto sanitário. Ao contrário da rede de águas pluviais, a rede de esgoto não está preparada para receber o excesso de água de chuva, o que pode causar o retorno do esgoto para a sua casa e até mesmo estourar tubulações. A rede pluvial tem que ser independente.
- Limpe com freqüência a sua CAIXA DE GORDURA. Esta caixa é indispensável para o bom funcionamento da rede de esgoto, pois recebe a água da cozinha, não deixando que a gordura vá para a rede, evitando entupimentos, retorno do mau cheiro na pia e baratas.